Close Menu

Busque por Palavra Chave

Sem Hipocrisia | Empatia em tempos difíceis

Por: Isac Casagrande
31/03/2020 11:54 - Atualizado em 31/03/2020 11:55
Tamanho da fonte: A A

Em todos os meus textos gosto de trabalhar com o verdadeiro significado das palavras. A empatia, por exemplo, significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

Parece algo fácil, mas isso não ocorre com facilidade em nossas vidas. Geralmente, talvez por impulso do ser humano, procuramos reagir a qualquer situação de discordância. São poucos que tem a empatia e a sensibilidade em ouvir o outro para depois tomar uma ação.

Eu trago este assunto aos leitores porque, especialmente neste momento de crise de saúde pública em que vive todo o mundo, é mais fácil julgar a posição do outro a ouvir de fato o que esta pessoa está querendo expressar. Em alguns casos, o nosso próximo só está querendo um auxílio ou por vezes está no erro por falta de informação, mas pela nossa falta de empatia procedemos pré-julgamentos e os colocamos como nossos opositores.

Aliás, em um momento em que cada ação governamental é importante, esquecemos de ter empatia até pelos nossos governantes. É mais fácil rotularmos como adversários de nossas ideologias do que entender porque tomaram tais decisões.

Por fim, em meio à batalha política virtual e uma guerra contra nosso grande inimigo, o Coronavírus, peço empatia de cada um de vocês para aqueles que vivem ao seu redor. Que possamos entender a aflição dos idosos que não conseguem mais ficar enclausurados, de nossos filhos que sentem a presença dos colegas de classe e dos professores, daqueles que precisam trabalhar, mas não estão autorizados, daqueles que estão na linha de frente ao combate a pandemia. Precisamos vencermos juntos esta guerra e nada melhor do que a empatia ao próximo para passarmos este terrível momento em que passa a população mundial. Sigamos firmes!


Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech
Publicações Legais

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro